O PAPEL DAS PEQUENAS COMUNIDADES RURAIS  DE MINEIROS NA DEFESA DA AGROBIODIVERSIDADE

O município de Mineiros é privilegiado: possui 80% do Parque Nacional das Emas no seu território (122.000 hectares); é área de recarga do Aquífero Guarani; possui mais de 5.000 nascentes. Não é pouca coisa num mundo preocupado com a conservação ambiental. Mas não para por aí, o município também se destaca pelas suas comunidades rurais e quilombolas, onde pequenos produtores tem sido verdadeiros guardiões de sementes, contribuindo de forma grandiosa para a manutenção da agrobiodiversidade.

Com apoio de instituições parceiras essas comunidades têm trabalhado para que espécies que fizeram parte do hábito alimentar como o mangarito (Xanthosoma mafaffa Schott), o ora-pró-nobis (Pereskia aculeata Mill.) e a araruta (Maranta arundinacea L.) continuem cultivadas e preservadas. Do contrário essas sementes podem desaparecer para sempre.

No entanto, é de fundamental importância a articulação entre as organizações dos agricultores e as diferentes instituições (ONGs, movimentos sociais e instituições públicas) na construção de alternativas à conservação da agrobiodiversidade local.

Algumas iniciativas de apoio a essas comunidades já estão sendo realizadas e estão abertas à sociedade em geral. Um exemplo é a Festa da Semente que acontece anualmente com a participação de famílias assentadas, quilombolas e cooperativa dos pequenos produtores.  Outra iniciativa é a formação do Núcleo de Agroecologia (FIMES, pequenos produtores rurais e parceiros) com objetivo de difundir técnicas de produção sustentável.

A participação da população é essencial para preservação de toda essa riqueza natural e cultural, seja se envolvendo nos eventos, seja consumindo produtos socialmente justos e ambientalmente corretos produzidos pelos pequenos produtores locais ou até mesmo se tornando um guardião de sementes. Com apoio de TODA sociedade é possível resgatar hábitos perdidos e melhorar a qualidade dos alimentos que chegam a nossa mesa. 

Roberta Mota Carvalho e Márcia Maria de Paula