Uma opção de ferramenta bastante útil para quem trabalha com Sistemas de Informação Geográfico (SIG) e necessita de catalogar e compartilhar metadados geográficos pode ser o GeoNetwork.

Segundo o Manual do Usuário GeoNetwork IBGE o GeoNetwork é: Um sistema de gerenciamento de informações geoespaciais aberto e baseado em padrões, projetado para permitir o acesso a bases de dados georeferenciadas e a produtos cartográficos disponíveis em diversos provedores, através de metadados descritivos, potencializando o compartilhamento de informação entre organizações e seus usuários, utilizando os recursos da Internet. O sistema oferece, a uma ampla comunidade de usuários, acesso fácil e em tempo hábil a dados geoespaciais e mapas temáticos a partir de fontes multidisciplinares, as quais podem apoiar o processo de tomada de decisões. Seu principal objetivo é aumentar a colaboração entre organizações, reduzindo a duplicação, aumentando a qualidade e a consistência da informação.

O projeto faz parte da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo) e pode ser encontrado em http://geonetwork-opensource.org. Dentre os diversos recursos existentes podemos enumerar alguns como:

  • O software possui diversos recursos como disponibilidade de padrões (Dublin Core, FGDC, ISO19139 entre outros), que podem ser utilizados no momento da catalogação dos metadados, sem contar que se pode criar um padrão personalizado a partir de qualquer um desses padrões;
  •  Controle de acesso de usuário através de cadastros de grupos e permissões;
  •  Cadastro de categorias para facilitar a busca posteriormente;
  •  Possibilidade de uploads/downloads de arquivos;
  •  Recursos de comunicação com outros nós (outros computadores que tenham o GeoNetwork instalado) na internet e realizar a colheita (Harvesting) de dados públicos desses sistemas mantendo-se todos os direitos de acesso; e
  •  Para quem trabalha com os softwares ArcGis existe a possibilidade de importação dos metadados gerados nesses softwares.

Obviamente pelo fato do GeoNetwork ser um software livre, qualquer um que tenha conhecimentos suficientes pode personalizá-lo caso deseje.

Vamos então a um rápido tutorial de como instalar e configurar o GeoNetwork. Então basta seguir os seguintes passos:

  1. Entre no site http://geonetwork-opensource.org/, vá em download e realize o download do arquivo geonetwork-install-2.6.4-0.exe (para sistemas Windows, caso use Linux é possível também baixar o arquivo .jar), na época em que este texto foi escrito sua versão era a 2.6.4.
  2. Instale o sistema (execute o arquivo e vá clicando em próximo).
  3. Assim que instalado é hora de realizar algumas configurações (caso deseje).
  4. Configurando o GAST
    1. O GAST é um software que irá ajudá-lo a realizar algumas configurações básicas, como a troca de seu DBMS.
    2. Caso quando você abrir o GAST ele não aparecer uma tela parecida com o da figura 1, e sim uma tela pedindo para você indicar alguns diretórios, é porque ele não conseguiu encontrar os arquivos de configuração. Então, entre na pasta onde o GeoNetwork foi instalado e verifique o caminho correto dos arquivos que ele pede e preencha os campos com as informações corretas. Assim que você indicar todos os caminhos corretos deverá ser aberto uma tela semelhante a da figura 1.

Figura 1 – Tela de configuração do GAST

  1. O GeoNetwork por padrão vem com o Banco de Dados Mckoi (http://www.mckoi.com/Mckoi%20SQL%20Database.html), porém é possível alterar para um banco MySQL, PostGres ou ainda Oracle. Para isso abra o GAST, vá no item Configuration → DBMS selecione no comboBox o seu DBMS preferido e entre com as informações pedidas.

 

5. Jetty

  1. O jetty (http://jetty.codehaus.org/jetty/) é um servidor HTTP e Servlet Container 100% escrito em Java, e este é usado pelo GeoNetwork como Servlet Container. Porém, caso deseje, é possível utilizar o outro Servlet container como por exemplo o Tomcat.

Para mais informações de como instalar, configurar e usar o GeoNetwork acesse http://geonetwork-opensource.org/docs.html (em inglês). Em http://lcbahiana.net/Textos /geonetwork.pdf irá encontrar um manual do IBGE (em português) que também poderá ser de grande ajuda.

Este tutorial foi elaborado baseado nos processos realizados pela Oréades – Núcleo de Geoprocessamento durante a implantação do GeoNetwork em seu servidor em 2011. O sistema ainda não está totalmente operante na ONG, porém, espera-se que com sua total implantação todo o processo de busca por informações geográficas fique consideravelmente mais fácil, o que irá otimizar os trabalhos realizados na instituição e ainda servir como fonte de pesquisa pela comunidade.